TV Globo usa IRIDAS - Notícias | DVPRO
ÁREAS  -  CADASTRO  -  ESQUECI A SENHA  -  ACESSO: 
TV Globo usa IRIDAS


TV Globo usa software da IRIDAS para emular looks

Matéria veiculada na edição junho/julho 2009
da Revista Produção Profissional

O software SpeedGrade OnSet permite a edição de informações em relação à cor logo no início do projeto.   As cenas da minissérie “Maysa – Quando Fala o Coração”, recentemente lançada em DVD, contaram com a elaboração de três looks diferentes, de forma a sugerir três fases dramáticas presentes no roteiro.

“Por Look, entendemos modificações na imagem produzidas pela câmera digital. Essas modificações podem ser aplicadas na câmera (set up), no monitor, no sinal de gravação ou na pós-produção (digital intermediate)”, diz o diretor de fotografia do especial, Affonso Beato.

Para emular e visualizar os looks distintos, havia, no set, duas ferramentas fundamentais.


Uma delas é um monitor Cinemáge 2142 da Cine-tal, empresa que desenvolve soluções de displays e processadores de imagens para cinema digital, produção e pós-produção de vídeo. A Cine-tal forneceu à emissora dois desses sistemas, que figuram como um dos poucos capazes de processar LUTs e oferecer inputs e outputs em Dual-Link, Single Link e DVID, bem como opções WaveForm e Vectorscope da Omini-Tek e Framestore, que permite arquivar imagens capturadas do stream gravado e vários Looks.

O monitor especial era integrado ao software SpeedGrade On-Set, da IRIDAS, fabricante de produtos para workflows de cinema digital. Na opinião do diretor de fotografia que acompanhou de perto seu desempenho, o software “funciona como um telecine na locação, com possibilidade de modificações nas altas, médias e baixas faixas, bem como selecionar e atuar em cores secundárias”.

SpeedGrade é uma família de produtos de softwares para desenvolvimento de looks e color grading que permite aos cineastas, artistas de pós-produção e coloristas criarem, editarem e compartilhar informações em relação à cor. As aplicações SpeedGrade tornam o desenvolvimento de looks e o color grading uma parte integrada em toda a produção e pós-produção. Essas aplicações estão disponíveis em Windows, Mac e Linux.



Fazendo uso do SpeedGrade OnSet, os cineastas podem estabelecer looks logo no início do projeto. A aplicação oferece ferramentas fáceis de usar para o grading de imagens em frame still, fazendo uso da tecnologia não-destrutiva da IRIDAS: os looks são aplicados nas imagens, e não gravados nelas. Dessa forma, os looks permanecem editáveis a qualquer momento, e podem ser salvos, modificados e re-utilizados em novas imagens.

O SpeedGrade OnSet oferece várias formas de compartilhar looks. O arquivo do look fica salvo com uma imagem JPEG para uma referência visual, e os looks podem se replicados em aplicações de reprodução FrameCycler da IRIDAS para uma classificação diária ou enviados aos coloristas usando o SpeedGrade XR ou o SpeedGrade DI.
“A combinação do monitor Cinemáge com o software IRIDAS é fantástica”, conclui Celso Araújo, gerente de Operações de Engenharia da TV Globo no Rio de Janeiro.

“Ficamos todos impressionados com os resultados”. A possibilidade de rever as gravações no set num estado relativamente próximo à sua forma final é uma grande vantagem, acrescentou o engenheiro. “Isso oferece total confiança para toda a equipe de produção – o diretor, o fotógrafo, o figurinista e o diretor de arte”, observou.

De acordo com Affonso Beato, “os programas de gerenciamento de Looks têm se tornado populares na cinematografia atual, já que, por um lado, transmitem aos coloristas, tanto nos copiões quanto na pós-produção, as referências autorais dos diretores de fotografia. Cada vez mais, essas correções e/ou intenções são feitas no set ou diariamente depois das filmagens/gravações”.


Fonte: Produção Profissional (junho/julho 2009)

 17/06/2016 SHOOTOUT DVPRO
 19/05/2016 A DVPRO acaba de se tornar parceira da mLogic!
 10/05/2016 Finalmente, o ano da transmissão ao vivo
 03/01/2016 Livestream Movi
 17/11/2015 Cliente DVPRO é destaque em matéria do Estadão
 17/11/2015 DVPRO pelo sul do país
 26/10/2015 Panorama Show 2016
 19/10/2015 Hitachi Câmera SK-HD1000
 27/11/2013 Intercom & Tally
 10/11/2013 Saldão de Estoque
 04/02/2013 DVPRO no Mineirão!
 27/11/2012 Promoção DaVinci Resolve na DVPRO
 05/11/2012 Blackmagic Design na TV Globo e Fórmula 1
 22/10/2012 Manual de Baterias da Energia!
 02/10/2012 DVPRO + Energia!
 17/09/2012 NOVIDADES BLACKMAGIC
 17/09/2012 Novidades Nikon!
 03/09/2012 CAMCORDER NEX-EA50H
 28/02/2012 Um dia com a PHANTOM Flex
 27/02/2012 Comparação de câmeras - Locadora Fletcher
 27/02/2012 Vision Research - PHANTOM Flex
 17/02/2012 Apple lança o revolucionário Final Cut Pro X
 16/09/2011 CalDigit ThunderExpress
 02/08/2011 DVPRO apresenta novidades na B&C 2011
 11/05/2011 Blackmagic Design apresenta novos produtos ATEM
 13/04/2011 DVPRO participa da LAAD Defense & Security 2011
 11/04/2011 DVPRO marca presença na NAB SHOW 2011
 17/03/2011 Da película para o digital em alta velocidade
 19/01/2011 Canon 5D x Panasonic AG-AF100
 24/11/2010 DVPRO já está distribuindo DaVinci
 18/10/2010 SUPERLINK: o Centro-Oeste ao vivo
 22/09/2010 Novidades da Blackmagic Design IBC 2010
 14/09/2010 Nova Rotolight direto da IBC 2010
 23/08/2010 As soluções mais quentes do mercado
 14/08/2010 DVPRO na Faiminas 2010
 09/06/2010 Talk.filmes e a SI-2K
 26/01/2010 Letus35 - Como funcionam.
 14/01/2010 Câmera 3D Full HD de lentes integradas
 18/12/2009 Lançamento da Quantel suporta a SI-2K
 02/09/2009 Nova Decklink Studio
 22/05/2009 SI-2K filma Slumdog Millionaire
 20/05/2009 Phantom HD - Material Demonstrativo
 12/05/2009 Cartões P2 "E"
 15/04/2009 Phantom HD para aluguel
 14/04/2009 Backup sem fitas
 16/03/2009 CalDigit - Atualização de Sistema
 05/03/2009 Nova AG-HPX300 Panasonic
 03/03/2009 Formato Full-HD sem fitas nos Jogos Olímpicos
 12/02/2009 Câmera Phantom V10 faz sucesso no Super Bowl
 09/05/2008 Road Show Vision Research
 28/04/2008 Red One - 2k pra valer?