SI-2K filma Slumdog Millionaire - Notícias | DVPRO
ÁREAS  -  CADASTRO  -  ESQUECI A SENHA  -  ACESSO: 
SI-2K filma Slumdog Millionaire
Untitled Document
de

Filmado com a inovadora câmera digital SI-2K para cinema, Slumdog Milionaire conquista 10 indicações ao Oscar, 4 Globos de Ouro e o Producers Guild Awards.

10/02/2009

Slumdog Millionaire, que já levou 4 Globos de Ouro, continua sua própria história com um total de 10 indicações ao Oscar incluindo Melhor Fotografia, Melhor Diretor para Danny Boyle e Melhor Cinematografia para Anthony Dod Mantle. Danny Boyle conta a história de amor de um adolescente que sai das favelas de Mumbai para vencer a versão Indiana do programa de TV americano “Who Wants to Be a Millionaire?”


SI-2K da Silicon Imaging

Muitas das cenas de perseguição e do “game show” foram filmadas com a câmera digital para cinema SI-2K da Silicon Imaging.

“O filme possui uma cinematografia deslumbrante, edição de perder o fôlego, trilha sonora bem direcionada e o impulso de uma boa força narrativa, agitação e romance ao mesmo tempo” diz Roger Ebert, para o Chicago Sun-Times.

O desafio de filmar em uma das cidades de maior densidade demográfica e velozes de todo o mundo caiu sobre o Diretor de Fotografia Anthony Dod Mantle, que filmou recentemente “Last King of Scotland” e trabalhou anteriormente com Boyle em “28 Days Later” e “Millions”. O plano era filmar no coração das infames, mas raramente exploradas favelas da cidade, capturando toda sua energia com um realismo não forçado.

“Danny Boyle e eu fizemos quatro filmes juntos antes deste e desenvolvemos nossa metodologia e confiança” diz Anthony Dod Mantle. “Ambos temos fortes opiniões sobre nosso trabalho e sobre o cinema em geral e sempre tentamos buscar idéias ao extremo.”



Danny Boyle deixou claro que não queria levar câmeras 35mm grandes e pesadas para as favelas. Preferia levar câmeras digitais menores e mais flexíveis para filmar rapidamente interferindo o mínimo possível na rotina da comunidade.

“Nós começamos usando tipos de câmeras já conhecidos e eu não gostei.” Explica Boyle. “Queria me sentir realmente envolvido na cidade. Eu não queria ficar olhando para ela, examinando. Queria ser jogado no meio do caos o quanto fosse possível.”

“Precisei encontrar uma configuração de câmera que fosse suficientemente ergonômica para adentrar nas favelas procurando crianças enquanto, ao mesmo tempo, captasse todos os detalhes tanto nas sombras quanto na luz intensa.” Diz Anthony Dod Mantle. “Nosso Produtor, Chris Colson, esperava que Danny e Anthony repetissem os esforços com Mini-DV”. Isto ficaria bom, exceto pela diferença brutal entre filmar com muitas câmeras em um set onde eu poderia controlar a iluminação algumas vezes utilizar bastante luz. Precisávamos de uma câmera digital com latitude suficiente para suportar as fortes luzes da Índia e que fosse bem pequena para que pudéssemos entrar no mundo das crianças, observando o mundo do mesmo nível delas. ‘SlumDog Millionaire’ precisava de uma tática de aproximação completamente diferente.”



Eles encontraram a combinação certa na inovadora câmera digital para cinema IT-centric Silicon Imaging SI-2K. Ela entrega mais de 11 stops de range dinâmico, flexibilidade em termos de conectividade e o resultado digital semelhante ao filme, podendo ser facilmente intercalado com filmagens tradicionais em película.

Diferente das câmeras HD modernas, que desenvolvem e comprimem imagens coloridas na própria câmera, a Silicon Imaging SI-2K faz stream de dados 2K (2048x1152) sem compressão RAW “negativos digitais” em uma conexão Ethernet gigabit padrão. Um computador com processador Core 2 Duo embutido na câmera ou ligado a um laptop a mais de 30 metros de distância, processa os negativos digitais, onde eles são desenvolvidos e coloridos para atingir o “look” que o cinematógrafo desejar para a cena, sem perdas.

Os negativos digitais e o “look“ desejado são gravados simultâneamente para um HD ou disco SSD de 160GB onde pode-se guardar mais de 4 horas de filmagem contínuas; Isto equivale a 14 rolos de película 35mm que possui um custo excedente de $25.000 dólares em materiais e processamento. Os arquivos gravados podem ser tocados imediatamente com as cores desejadas em resolução máxima, sem necessidade de film scanning, tape ingest, conversões de formato ou proxies off-line.

Para atender à demanda de Slumdog, precisava-se de uma câmera com possibilidade de customização e pacote de gravação. Eles recorreram a Pille Film, de Wiesbaden Alemanha, para criar uma solução customizada que incluía estabilizador de “gyro” para a base da SI-2K Mini. Ao invés de usar o corpo de câmera tradicional, eles elegeram o MacBook Pro da Apple, rodando o Windows XP como gravadores, e os montaram em enormes mochilas para chamar menos atenção. O supervisor técnico do show e operador de câmera adicional Stefan Ciupek, coordenou o design e modificações do sistema de câmera com Wolfgang Damm da Pille Films, que trabalharam contra o relógio para ter a 2K Mini pronta a tempo.

A Pille construiu quatro unidades para a produção e testando-as em uma sauna, determinou que os laptops deveriam ser embalados em gelo seco para que não falhassem no calor intenso da Índia. Uma vez que a filmagem começava, o gelo seco deveria ser trocado a cada hora; a produção necessitou de 21Kg de gelo seco por dia.



“Eu já fiz coisas ímpares, mas esta foi a maior de todas, “diz Mantle. “Era um território desconhecido e a tecnologia também, isto foi muito excitante! Prender o gyro à base da unidade “handheld” me permitiu mover a câmera de uma forma pouco usual, algo entre uma “handheld” e a imaculada Steadicam.” Diz o cinematógrafo. “Eu poderia fazer movimentos rápidos, jogar a câmera, de certo modo, para cima e para os lados, e parar pouco antes do gyro travar, aí ele comete uma parada brusca. Boyle adorou os resultados.”

“Quando você trabalha com uma câmera de cinema na mão ela está sempre conectada à sua massa corporal, mas Anthony separou a câmera do peso de seu corpo, então seu peso pôde ficar à esquerda e a câmera à direita. Foi extraordinário o que ele pôde fazer com isso. Ele é o melhor operador de câmera que eu conheço.” Diz Boyle.

“As SI-2K suportam as luzes intensas impressionantemente bem.” Aponta Mantle. “Eu já fiz fimagens com a câmera da Red e precisei ser mais cuidadoso com o excesso de luz na Scandinavia do que com a SI-2K na Índia. O fator peso obviamente me permitiu operar mais intuitivamente, emocionalmente e instantâneamente do que eu poderia com câmeras de peso normal ou até mesmo câmeras modernas de celulóide.”

Os filmmakers planejaram filmar cenas específicas digitalmente e o resto em 3-perf Super 35mm, mas Boyle gostou tanto do desempenho da SI-2K que gradativamente decidiu fazer mais e mais cenas com ela. “A SI-2K também me permitiu fazer mais conteúdo do que eu teria feito, sem aumento significativo no orçamento.”



“Durante os estágios finais de Slumdog Millionaire, ambos Danny e eu usamos palavras como “magnífico” para descrever as cenas filmadas com a SI-2K.” diz Dod Mantle. “Ao longo das filmagens eu usei mais de 5 film stocks diferentes que foram intercalados com o material capturado digitalmente em Londres pela equipe MPC com o colorista Jean Clement. As condições eram difíceis para qualquer câmera devido ao calor, a poeira e aos movimentos rápidos da câmera. Estou profundamente feliz e excitado com a aparência final do filme e acho que a SI-2K ajudou a trazer a vibração e imediação do que sempre foi um ótimo roteiro.”

“Esta não foi uma peça convencional de cinematografia, onde eu estava ninguém poderia começar a gravar, completar e orquestrar,” diz ele. “Eu precisei trabalhar duro nas favelas, com corridas imprevisíveis e galopantes. Nós filmamos cenas com multidões, como na perseguição da favela de Juhu no início do filme, usando as reações dos transeuntes para obter maior realismo. A seqüência da perseguição hipercinética envolvendo o jovem Jamal e Salim no início do filme foi gravado incrementalmente, construído como uma montagem ao longo do tempo.

Anthony Dod Mantle, que recebeu indicação ao Oscar de Melhor Cinematografia, já recebeu suas honras pela sua fotografia de cor infundida neste filme, incluindo o Golden Frog do Festival CamerImage da Polônia; o prêmio de maior prestígio internacional para cinematógrafos.

“Estou extasiado! Obrigado à Academia, em nome do elenco e da equipe aqui em Mumbai onde o filme foi feito e onde está sendo premiado esta noite. Sentimos como se nos dessem um bilhão de nomeações!” disse o diretor Danny Boyle em reação às indicações.

“Slumdog Millionaire foi a primeira produção Hollywoodiana a alavancar todas as tecnologias core e benefícios únicos de filmar com a câmera SI-2K,” diz Ari Presler, presidente e fundador da Silicon Imaging. “Foi uma grande honra ter contribuído para a filmagem de “Slumdog Millionaire” e pelas indicações da Academia que incluem Melhor Fotografia e melhor Cinematografia.”

“Será inesquecível este período que filmamos com a SI-2K na índia,” diz Dod Mantle. “Estou muito, muito grato pelo apoio que nós tivemos da Silicon Imaging e da Pelli Film, fazendo o filme se desdobrar de forma tão bonita.”

 17/06/2016 SHOOTOUT DVPRO
 19/05/2016 A DVPRO acaba de se tornar parceira da mLogic!
 10/05/2016 Finalmente, o ano da transmissão ao vivo
 03/01/2016 Livestream Movi
 17/11/2015 Cliente DVPRO é destaque em matéria do Estadão
 17/11/2015 DVPRO pelo sul do país
 26/10/2015 Panorama Show 2016
 19/10/2015 Hitachi Câmera SK-HD1000
 27/11/2013 Intercom & Tally
 10/11/2013 Saldão de Estoque
 04/02/2013 DVPRO no Mineirão!
 27/11/2012 Promoção DaVinci Resolve na DVPRO
 05/11/2012 Blackmagic Design na TV Globo e Fórmula 1
 22/10/2012 Manual de Baterias da Energia!
 02/10/2012 DVPRO + Energia!
 17/09/2012 NOVIDADES BLACKMAGIC
 17/09/2012 Novidades Nikon!
 03/09/2012 CAMCORDER NEX-EA50H
 28/02/2012 Um dia com a PHANTOM Flex
 27/02/2012 Comparação de câmeras - Locadora Fletcher
 27/02/2012 Vision Research - PHANTOM Flex
 17/02/2012 Apple lança o revolucionário Final Cut Pro X
 16/09/2011 CalDigit ThunderExpress
 02/08/2011 DVPRO apresenta novidades na B&C 2011
 11/05/2011 Blackmagic Design apresenta novos produtos ATEM
 13/04/2011 DVPRO participa da LAAD Defense & Security 2011
 11/04/2011 DVPRO marca presença na NAB SHOW 2011
 17/03/2011 Da película para o digital em alta velocidade
 19/01/2011 Canon 5D x Panasonic AG-AF100
 24/11/2010 DVPRO já está distribuindo DaVinci
 18/10/2010 SUPERLINK: o Centro-Oeste ao vivo
 22/09/2010 Novidades da Blackmagic Design IBC 2010
 14/09/2010 Nova Rotolight direto da IBC 2010
 23/08/2010 As soluções mais quentes do mercado
 14/08/2010 DVPRO na Faiminas 2010
 09/06/2010 Talk.filmes e a SI-2K
 26/01/2010 Letus35 - Como funcionam.
 14/01/2010 Câmera 3D Full HD de lentes integradas
 18/12/2009 Lançamento da Quantel suporta a SI-2K
 02/09/2009 Nova Decklink Studio
 31/07/2009 TV Globo usa IRIDAS
 20/05/2009 Phantom HD - Material Demonstrativo
 12/05/2009 Cartões P2 "E"
 15/04/2009 Phantom HD para aluguel
 14/04/2009 Backup sem fitas
 16/03/2009 CalDigit - Atualização de Sistema
 05/03/2009 Nova AG-HPX300 Panasonic
 03/03/2009 Formato Full-HD sem fitas nos Jogos Olímpicos
 12/02/2009 Câmera Phantom V10 faz sucesso no Super Bowl
 09/05/2008 Road Show Vision Research
 28/04/2008 Red One - 2k pra valer?