Formato Full-HD sem fitas nos Jogos Olímpicos - Notícias | DVPRO
ÁREAS  -  CADASTRO  -  ESQUECI A SENHA  -  ACESSO: 
Formato Full-HD sem fitas nos Jogos Olímpicos
de

P2HD - Utilizado pela Transmissão dos Jogos
Formato Full-HD sem uso de fitas em todas as Imagens Oficiais

Mais de 10.000 atletas de 204 países das mais diversas regiões do mundo fizeram parte dos Jogos Olímpicos de Pequim. A partir do dia 8 de Agosto (2008) as atividades esportivas realizadas nas 37 sedes foram televisionadas para 4.7 bilhões de pessoas em todo o mundo durante 17 dias. Estimativas apontam que 1/3 da população mundial, ou aproximadamente 2 bilhões de pessoas, assistiram a Cerimônia de Abertura. As Olimpíadas de Pequim foram inesquecíveis também pela tecnologia de transmissão.


AJ-HPX3000 foi utilizada pela Beijing Olympic Broadcasting Co. (BOB)

Pela primeira vez na história todas as filmagens oficiais foram produzidas e distribuídas em formato de Alta Definição (HD). Tudo com o apoio da Panasonic e P2HD.

As filmagens oficiais da competição foram gravadas por aproximadamente 4.000 membros da Beijing Olympic Broadcasting Co. Ltd. (BOB), que atuou como Host Broadcaster. Os primeiros jogos olímpicos em Full-HD da história combinou vídeo de 1080/50i com canais de áudio 5.1. O formato de gravação oficial foi DVCPRO HD com a câmera AJ-HPX3000 P2HD. O BOB fez uso de 20 AJ-HPX3000 e 130 cartões P2. A imagem de todos os eventos foram encaminhadas ao International Broadcasting Center (IBC), construído na vila Olímpica.

O IBC foi uma instalação gigantesca com 55.000 metros quadrados, 85 estúdios e mais de 12.000 pessoas trabalhando pelo BOB e mais 140 emissoras de todo o mundo. O sinal ao vivo recebido ali era distribuído a cada país com direito de transmissão e também transferidos dos cartões P2 a um servidor de mídia. O AJ-HPM110 P2 mobile foi usado para esta transferência. A filmagem era passada para um sistema de edição não-linear (Apple FCP ou EVS Clean Edit) através de drives P2 e transferidos para o servidor após editados. A partir daí era distribuída para as emissoras de cada país duas vezes ao dia como melhores momentos. Esta operação totalmente sem uso de fitas, baseado em arquivos MXF foi o maior recurso desta Olimpíada.


Da Entrega do Equipamento ao Suporte Ténico,
A Panasonic Ofereceu Suporte em Cada Passo da Transmissão dos Jogos

A Panasonic equipou não somente a BOB, mas também outras emissoras de TV como a BBC do Reino Unido. O resultado foi um total de 250 gravadores P2HD/DVCPRO HD, 100 filmadoras P2HD, 1.500 monitores LCD/plasma, 38 box cameras e 11 câmeras de estúdio. Mais de 200 dispositivos P2HD foram utilizados independentemente trazidos por outras emissoras de TV. A Panasonic manteve mais de 50 técnicos na sala de apoio ao IBC para inspeção e manutenção dos equipamentos assegurando uma rápida solução em caso de mau funcionamento ou outros problemas.


Emissoras de todo o Mundo aprovam o P2HD

Ao fim dos jogos, quase nenhum equipamento P2HD teve problemas para o uso nas Olimpíadas. Até mesmo nas prova de Remo, ambiente mais desafiador para o equipamento, um broadcaster mostrou-se surpreso: “Tínhamos seis equipes usando-as todos os dias e não tivemos nenhum problema de mau funcionamento.” Isto amplia o nível de confiabilidade que só é possível com gravação em memory-card sem mecanismos. As funções avançadas das câmeras P2HD também receberam elogios: “Eu não perdi nenhuma cena de Gol nos jogos de futebol graças à função Pre-Rec e o Dynamic Range Strecher (DRS) que ajudou muito nos estádios abertos com mistura entre sombra e luz.” O P2HD mantém alto nível de confiabilidade e desempenho nos jogos Olímpicos de Pequim. Um dos broadcasters (TV Azteca) resumiu exclamando: “Sem mais fitas!” Este novo workflow obviamente deixou uma boa impressão na indústria mundial de Broadcast.

O Dynamic Rang Strecher (DRS) é um bom exemplo da efetividade das câmeras P2. A imagem da esquerda mostra o DRS desligado, e à direita o mostra ligado. Mesmo neste tipo de ambiente com misturas de luminosidade, muito comum em estádios, a câmera P2 não estoura as luzes fortes e não esconde a parte sombreada.

 17/06/2016 SHOOTOUT DVPRO
 19/05/2016 A DVPRO acaba de se tornar parceira da mLogic!
 10/05/2016 Finalmente, o ano da transmissão ao vivo
 03/01/2016 Livestream Movi
 17/11/2015 Cliente DVPRO é destaque em matéria do Estadão
 17/11/2015 DVPRO pelo sul do país
 26/10/2015 Panorama Show 2016
 19/10/2015 Hitachi Câmera SK-HD1000
 27/11/2013 Intercom & Tally
 10/11/2013 Saldão de Estoque
 04/02/2013 DVPRO no Mineirão!
 27/11/2012 Promoção DaVinci Resolve na DVPRO
 05/11/2012 Blackmagic Design na TV Globo e Fórmula 1
 22/10/2012 Manual de Baterias da Energia!
 02/10/2012 DVPRO + Energia!
 17/09/2012 NOVIDADES BLACKMAGIC
 17/09/2012 Novidades Nikon!
 03/09/2012 CAMCORDER NEX-EA50H
 28/02/2012 Um dia com a PHANTOM Flex
 27/02/2012 Comparação de câmeras - Locadora Fletcher
 27/02/2012 Vision Research - PHANTOM Flex
 17/02/2012 Apple lança o revolucionário Final Cut Pro X
 16/09/2011 CalDigit ThunderExpress
 02/08/2011 DVPRO apresenta novidades na B&C 2011
 11/05/2011 Blackmagic Design apresenta novos produtos ATEM
 13/04/2011 DVPRO participa da LAAD Defense & Security 2011
 11/04/2011 DVPRO marca presença na NAB SHOW 2011
 17/03/2011 Da película para o digital em alta velocidade
 19/01/2011 Canon 5D x Panasonic AG-AF100
 24/11/2010 DVPRO já está distribuindo DaVinci
 18/10/2010 SUPERLINK: o Centro-Oeste ao vivo
 22/09/2010 Novidades da Blackmagic Design IBC 2010
 14/09/2010 Nova Rotolight direto da IBC 2010
 23/08/2010 As soluções mais quentes do mercado
 14/08/2010 DVPRO na Faiminas 2010
 09/06/2010 Talk.filmes e a SI-2K
 26/01/2010 Letus35 - Como funcionam.
 14/01/2010 Câmera 3D Full HD de lentes integradas
 18/12/2009 Lançamento da Quantel suporta a SI-2K
 02/09/2009 Nova Decklink Studio
 31/07/2009 TV Globo usa IRIDAS
 22/05/2009 SI-2K filma Slumdog Millionaire
 20/05/2009 Phantom HD - Material Demonstrativo
 12/05/2009 Cartões P2 "E"
 15/04/2009 Phantom HD para aluguel
 14/04/2009 Backup sem fitas
 16/03/2009 CalDigit - Atualização de Sistema
 05/03/2009 Nova AG-HPX300 Panasonic
 12/02/2009 Câmera Phantom V10 faz sucesso no Super Bowl
 09/05/2008 Road Show Vision Research
 28/04/2008 Red One - 2k pra valer?