Câmera Phantom V10 faz sucesso no Super Bowl - Notícias | DVPRO
ÁREAS  -  CADASTRO  -  ESQUECI A SENHA  -  ACESSO: 
Câmera Phantom V10 faz sucesso no Super Bowl
Untitled Document
de

A camera Phantom V10, utilizada pela Inertia Unlimited, oferece replays das melhores jogadas do Super Bowl em ultra-slow-motion.

Assistir a eventos esportivos em alta-definição é impressionante, especialmente futebol profissional como o Super Bowl americano. O contraste e a imagem limpa da aos telespectadores a sensação de estarem na primeira fila do estádio, bem perto do jogo. Mais impressionante do que isto é poder assistir aos replays em câmera lenta das disputas de bola com os jogadores se chocando, ou a graça de um receptador desafiando a gravidade ao pegar a bola. Entretanto, gravar tal ação para a TV em alta-definição, especialmente no Super Bowl, não é tão fácil de fazer.



Phantom V10 da Vision Research

Posicionada na linha de 50 jardas do Estádio da Universidade de Phoenix, a câmera de alta-velocidade da Vision Research Phantom V10, ofereceu um ângulo de visão diferente de qualquer outra câmera em uso. Devido à altura e distância do campo, a Phantom V10 foi equipada com uma teleobjetiva, tornando a sensibilidade e resolução em alta-definição ainda mais críticos. A Phantom V10 foi capaz de gravar jogadas importantes do jogo e repetir a ação em velocidade ultra lenta.

O processo envolve muita técnica de aproximação, algo que a produtora Inertia Unlimited fez com maestria. Com um currículo impressionante que inclui eventos esportivos de grande prestígio, como a World Series da liga principal de Baseball, o aberto da Inglaterra de Golf assim como as Olimpíadas, a produtora se estabeleceu como líder em captura em alta-definição, câmera-lenta e de transmissão. O elemento chave para o sistema de replay em câmera-lenta da Inertia Unlimited chamado X-MO é a Phantom V10, uma câmera digital revolucionária da Vision Research. Essencial para todas as operações do X-MO, a V10 serve como a espinha dorsal e provê o alto desempenho necessário para gravar cada jogada de esportes de ação rápida.

Preparação da FOX Sports para o Super Bowl

Entendendo o valor da câmera-lenta para os telespectadores, a FOX Sports utilizou quatro câmeras padrão de alta-definição para replay no Super Bowl. Cada uma das quatro câmeras gravou as ações no campo na velocidade de 180 fps, oferecendo replays em câmera-lenta durante o jogo. Para levar as capacidades de câmera-lenta para outro patamar e posteriormente incrementar a experiência dos milhões de telespectadores em todo o mundo, a FOX Sports chamou a Inertia Unlimited para ajudar na gravação em “ultra-slow-motion”. Utilizando a Phantom V10 da Vision Research, a Inertia Unlimited foi capaz de gravar jogadas importantes do jogo em velocidades de 300fps até 500fps, resultando em 1.5 a 3 vezes mais lento que as câmeras de slow-motion padrão.


O Sistema de Câmera deu Vida Nova ao Jogo.

“Estamos orgulhosos mais uma vez por oferecer o replay em ultra-slow-motion para o Super Bowl,” diz Jeff Silverman da Inertia Unlimited. “FOX Sports realmente se dedica aos seus telespectadores e vai além quando transmite qualquer evento esportivo, não somente o Super Bowl ou a World Series. Ao empregar o sistema de replay em Slow Motion, a FOX Sports foi capaz de dar vida nova ao jogo e sem dúvidas deixou atônito quem assistiu desde o Kickoff até a entrega do Troféu Vince Lombardi ao New York Giants.”

Silverman completa, “Quando você testemunha uma jogada importante em tempo real e depois a vê através das objetivas da câmera de alta velocidade Phanton V10 da Vision Research, a diferença, como se diz é: da água para o vinho. Graças à ultra-slow-motion que a Inertia Unlimited nos ofereceu, os telespectadores puderam ver aspectos do jogo nunca antes vistos, mesmo com câmeras slow-motion padrão. Com a velocidade e resolução que a Phantom V10 é capaz de gravar, as pessoas podem ver em detalhes, claramente o que acontece com o corpo dos jogadores durante uma trombada ou quando eles passam a bola. Os telespectadores do Super Bowl ficaram impressionados e aterrorizados com o que viram.”

Desfrutando do sensor CMOS desenvolvido especialmente, a Phantom V10 oferece velocidade de 480fps em alta resolução com 2.400 x 1.800 pixels ativos. Quando usada ao vivo para TV em alta definição, o recurso CAR (Resolução de Ajuste Contínuo) da Phantom V10 entra em jogo, o que permite que Inertia Unlimited faça ajustes finos na área de imagem ativa em incrementos de 96x8 pixels. Isto permite que o operador maximize o campo de visão ao combinar com mais precisão as formas e dimensões do ambiente de teste no plano horizontal e vertical. Usando estes ajustes precisos em combinação com outras infinitas configurações operacionais, permite que a Inertia Unlimited faça ajustes finos na configuração do X-MO com mais precisão. Esta flexibilidade permite que usuários otimizem a velocidade de gravação, exposição e tempo de gravação para os requerimentos de cada filmagem.

A Phantom V10 da Vision Research Utilizou Resolução HD de 720p

Durante o Super Bowl, a Phantom V10 estava configurada para resolução 720p e gravou cada jogada em uma velocidade aproximada de 300fps. Depois a filmagem foi transmitida em 30fps gerando slow motion de 10x em relação à velocidade natural. A Phantom V10 pode alcançar velocidade maior que 2.000fps em uma resolução de 720p, tornando a câmera ideal para captura de eventos de alta-velocidade, como Golf Profissional. A Phantom V10 é equipada com saídas HD-SDI, incluindo 720p, 1080i e 1080p em 24, 25, 59.9 e 60fps.

Desenvolvida exclusivamente pela Vision Research para gravações em alta-velocidade, o sensor CMOS da Phantom V10 oferece 14-bit de profundidade de pixels com excelente sensibilidade, um recurso requerido quando se usa teleobjetivas. Normalmente a Phantom V10 utiliza objetivas padrão Nikon F-mount, entretanto, os engenheiros da Inertia Unlimited adaptaram a câmera ao seu uso específico, equipando-a com objetivas B4 mount. Para ter certeza de que os replays em câmera-lenta gerados pela Phantom V10 tivessem menos remendo possível, a Inertia Unlimited modificou a matriz de cores para que a saída combinasse com as outras câmeras utilizadas no evento. Atenção a cor e luz estavam em mente para que as outras câmeras em uso se mostrassem como parte do replay de uma jogada específica, indiscernível a olho nu.

“Há outros fabricantes que oferecem esta alta-velocidade em câmeras digitais, porém nenhuma se compara ao desempenho da Phantom V10. A alta velocidade em resolução de alta-definição a torna uma solução ideal para a gravação de esportes de ações rápidas. É o coração do sistema X-MO e a câmera nos da habilidade para permanecer a frente da indústria e prover serviços que atendam as expectativas de nossos clientes,” conclui Silverman.

 17/06/2016 SHOOTOUT DVPRO
 19/05/2016 A DVPRO acaba de se tornar parceira da mLogic!
 10/05/2016 Finalmente, o ano da transmissão ao vivo
 03/01/2016 Livestream Movi
 17/11/2015 Cliente DVPRO é destaque em matéria do Estadão
 17/11/2015 DVPRO pelo sul do país
 26/10/2015 Panorama Show 2016
 19/10/2015 Hitachi Câmera SK-HD1000
 27/11/2013 Intercom & Tally
 10/11/2013 Saldão de Estoque
 04/02/2013 DVPRO no Mineirão!
 27/11/2012 Promoção DaVinci Resolve na DVPRO
 05/11/2012 Blackmagic Design na TV Globo e Fórmula 1
 22/10/2012 Manual de Baterias da Energia!
 02/10/2012 DVPRO + Energia!
 17/09/2012 NOVIDADES BLACKMAGIC
 17/09/2012 Novidades Nikon!
 03/09/2012 CAMCORDER NEX-EA50H
 28/02/2012 Um dia com a PHANTOM Flex
 27/02/2012 Comparação de câmeras - Locadora Fletcher
 27/02/2012 Vision Research - PHANTOM Flex
 17/02/2012 Apple lança o revolucionário Final Cut Pro X
 16/09/2011 CalDigit ThunderExpress
 02/08/2011 DVPRO apresenta novidades na B&C 2011
 11/05/2011 Blackmagic Design apresenta novos produtos ATEM
 13/04/2011 DVPRO participa da LAAD Defense & Security 2011
 11/04/2011 DVPRO marca presença na NAB SHOW 2011
 17/03/2011 Da película para o digital em alta velocidade
 19/01/2011 Canon 5D x Panasonic AG-AF100
 24/11/2010 DVPRO já está distribuindo DaVinci
 18/10/2010 SUPERLINK: o Centro-Oeste ao vivo
 22/09/2010 Novidades da Blackmagic Design IBC 2010
 14/09/2010 Nova Rotolight direto da IBC 2010
 23/08/2010 As soluções mais quentes do mercado
 14/08/2010 DVPRO na Faiminas 2010
 09/06/2010 Talk.filmes e a SI-2K
 26/01/2010 Letus35 - Como funcionam.
 14/01/2010 Câmera 3D Full HD de lentes integradas
 18/12/2009 Lançamento da Quantel suporta a SI-2K
 02/09/2009 Nova Decklink Studio
 31/07/2009 TV Globo usa IRIDAS
 22/05/2009 SI-2K filma Slumdog Millionaire
 20/05/2009 Phantom HD - Material Demonstrativo
 12/05/2009 Cartões P2 "E"
 15/04/2009 Phantom HD para aluguel
 14/04/2009 Backup sem fitas
 16/03/2009 CalDigit - Atualização de Sistema
 05/03/2009 Nova AG-HPX300 Panasonic
 03/03/2009 Formato Full-HD sem fitas nos Jogos Olímpicos
 09/05/2008 Road Show Vision Research
 28/04/2008 Red One - 2k pra valer?