Red One - 2k pra valer? - Notícias | DVPRO
ÁREAS  -  CADASTRO  -  ESQUECI A SENHA  -  ACESSO: 
Red One - 2k pra valer?
 

 

Red One (mod. 15)
2K pra valer?

Em uma matéria veiculada na edição de n°12 - maio/junho de 2008 da revista Produção Profissional, o diretor de fotografia Affonso Beato comentou as possibilidades e limitações desta câmera revolucionária e controversa.


Red One (modelo 15) na NAB 2008


Durante a edição da NAB 2008, houve uma apresentação informal da câmera e do hardware/software  Assimilate Scratch, que se propõe a decodificar os arquivos .r3d (criados pela câmera), corrigi-los e criar looks e exportar os dailies para Avid e/ou para DI em formato .dpx. A câmera se comporta como uma câmera de still produzindo arquivo RED RAW (.r3d) em espaço de cor REC 709 (espaço HD). O arquivo contém a informação e um complemento (metadata) com as codificações.

A primeira consideração é que a câmera não pode ser considerada 4k já que o sampling do sensor Bayer de quatro elementos por célula, entrega dois elementos em Verde, um elemento em Azul e um elemento em Vermelho. Ela então seria uma câmera 2k com 4:2:2 ou uma câmera 4k 2:1:1. Testes em MTF mostraram que o sensor responde como 4:2:0, com uma deficiência na resolução do canal Vermelho. O comentário de um dos engenheiros da Sony foi que se a RED é 4k, pela mesma teoria o projetor Sony seria 12K e todas as outras câmeras do mercado que se rotulam 2K 4:4:4 (sem compressão) seriam 4K puros.

Nos sistemas Scratch os testes feitos sub-expondo vários stops ficou claro que a latitude do sensor não é de 10 stops. O segundo stop de sub-exposição, quando apresentado no Scratch, se assemelha à 4 stops de filme. Ficou claro também que os matizes de cor (color gamut) ficam comprometidos já que o arquivo original da câmera entrega o gamut REC 709, que é o espaço de cor para sistemas em HD, não tão complexo como o Film gamut, que é completo.

Quando se aumenta o frame rate (high speed), o software divide o sensor em áreas menores, fazendo com que a distancia focal das objetivas se multiplique por dois em 60fps (resolução nominal 3K) e se quadruplique em 120 fps (resolução nominal 2k). Visualmente a resolução em 120 fps é sofrível e se assemelha à 1K. Em suma, trata-se de um equipamento que entrega uma imagem bem nítida por um preço muito bom US$18.000,00 (corpo) + US$2.500,00 (RED zoom lens) + acessórios, conjunto com monitor e visor por volta dos US$30.000,00. No entanto é importante saber que existem no mercado equipamentos digitais, com maior performance, principalmente no que diz respeito à finalização em Digital Intermediate de longa metragens com distribuição em cópias no processo foto-químico.

 

Produção Profissional - n°12, Maio/Junho 2008 
-  Edição Brasileira

 
 17/06/2016 SHOOTOUT DVPRO
 19/05/2016 A DVPRO acaba de se tornar parceira da mLogic!
 10/05/2016 Finalmente, o ano da transmissão ao vivo
 03/01/2016 Livestream Movi
 17/11/2015 Cliente DVPRO é destaque em matéria do Estadão
 17/11/2015 DVPRO pelo sul do país
 26/10/2015 Panorama Show 2016
 19/10/2015 Hitachi Câmera SK-HD1000
 27/11/2013 Intercom & Tally
 10/11/2013 Saldão de Estoque
 04/02/2013 DVPRO no Mineirão!
 27/11/2012 Promoção DaVinci Resolve na DVPRO
 05/11/2012 Blackmagic Design na TV Globo e Fórmula 1
 22/10/2012 Manual de Baterias da Energia!
 02/10/2012 DVPRO + Energia!
 17/09/2012 NOVIDADES BLACKMAGIC
 17/09/2012 Novidades Nikon!
 03/09/2012 CAMCORDER NEX-EA50H
 28/02/2012 Um dia com a PHANTOM Flex
 27/02/2012 Comparação de câmeras - Locadora Fletcher
 27/02/2012 Vision Research - PHANTOM Flex
 17/02/2012 Apple lança o revolucionário Final Cut Pro X
 16/09/2011 CalDigit ThunderExpress
 02/08/2011 DVPRO apresenta novidades na B&C 2011
 11/05/2011 Blackmagic Design apresenta novos produtos ATEM
 13/04/2011 DVPRO participa da LAAD Defense & Security 2011
 11/04/2011 DVPRO marca presença na NAB SHOW 2011
 17/03/2011 Da película para o digital em alta velocidade
 19/01/2011 Canon 5D x Panasonic AG-AF100
 24/11/2010 DVPRO já está distribuindo DaVinci
 18/10/2010 SUPERLINK: o Centro-Oeste ao vivo
 22/09/2010 Novidades da Blackmagic Design IBC 2010
 14/09/2010 Nova Rotolight direto da IBC 2010
 23/08/2010 As soluções mais quentes do mercado
 14/08/2010 DVPRO na Faiminas 2010
 09/06/2010 Talk.filmes e a SI-2K
 26/01/2010 Letus35 - Como funcionam.
 14/01/2010 Câmera 3D Full HD de lentes integradas
 18/12/2009 Lançamento da Quantel suporta a SI-2K
 02/09/2009 Nova Decklink Studio
 31/07/2009 TV Globo usa IRIDAS
 22/05/2009 SI-2K filma Slumdog Millionaire
 20/05/2009 Phantom HD - Material Demonstrativo
 12/05/2009 Cartões P2 "E"
 15/04/2009 Phantom HD para aluguel
 14/04/2009 Backup sem fitas
 16/03/2009 CalDigit - Atualização de Sistema
 05/03/2009 Nova AG-HPX300 Panasonic
 03/03/2009 Formato Full-HD sem fitas nos Jogos Olímpicos
 12/02/2009 Câmera Phantom V10 faz sucesso no Super Bowl
 09/05/2008 Road Show Vision Research